top of page

Manolo Florentino

pibidaurelio2020


Manolo Florentino nasceu no Espírito Santo, em 1958. Era graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em estudos africanos pelo Colégio de México e doutor pelo programa de pós-graduação em História da UFF. Passou no concurso para o então Departamento de História UFRJ (hoje Instituto de História) em 1988, por onde se aposentou em 2019. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2009) e foi presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015.

Florentino e considerado um dos grandes especialistas em história da escravidão nas Américas e no Brasil, tendo lançado diversos artigos e livros nessa área, uma das suas obras mais importantes livros foi “Em costas Negras uma História do Tráfico de Escravos Entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX)”, que recebeu o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa em 1993. Nele, o historiador questiona explicações clássicas para a enorme migração compulsória que por mais de três séculos uniu a África e o Brasil.

Florentino também, em coautoria com João Fragoso, seu colega no Instituto de História da UFRJ, o livro “O Arcaísmo como projeto”, lançado em 1998 pela primeira vez e que mudou a maneira de se conceber a relação entre Mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil. Nesta obra, os autores propõem que na passagem do século XVIII para o seguinte, os estabelecimentos rurais da colônia, ao não demandarem altos investimentos iniciais, podiam ser expropriados de parcela expressiva de seu excedente pelo capital mercantil e usurário, sem que disso derivasse o seu desaparecimento

Além disso, ele foi também um dos responsáveis pelo banco de dados Slave Voyages, projeto singular de História Digital que abrange quase 35.000 expedições negreiras ocorridas entre 1514 e 1866, estando a atenção ao tráfico português e brasileiro a seu cargo.

Infelizmente este grande estudioso veio a falecer este, após uma após uma parada cardiorrespiratória, deixando uma grande contribuição para a história brasileira.


Saiba Mais:

Entrevista sobre sua obra: Em costas negras: Uma história do tráfico de escravos entre a África e o Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX). https://www.youtube.com/watch?v=6kFBIO147L8

Artigo: FLORENTINO, Manolo. Tráfico atlântico, mercado colonial e famílias escravas no Rio de Janeiro, Brasil, c. 1790-c. 1830. História: Questões & Debates, [S.l.], v. 51, n. 2, dec. 2009. ISSN 2447-8261. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/19985>. Acesso em: 21 mar. 2021.




Comments


© 2020 por PIBID HISTORIA UFTM.

Criado orgulhosamente com Wix.com

Obrigado por enviar!

bottom of page